Ministério da Saúde regulamenta programa de atendimento médico a distância

Arianne Lima

Ministério da Saúde regulamenta programa de atendimento médico a distância
Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria que regulamenta o programa Telessaúde Brasil. A iniciativa, que possibilitará a realização de atendimentos médicos à distância, deve contemplar municípios localizados em áreas remotas, rurais e indígenas a partir da atenção primária.

Nova ação de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado em Santa Maria. Saiba como participar

Em discurso, Queiroga argumentou sobre o cenário que o programa proporcionará ao facilitar o acesso a atendimentos pré-clínicos, suporte assistencial, consultas, monitoramento, diagnósticos e acompanhamento médico durante o tratamento ou até mesmo, após procedimentos cirúrgicos:

–Estamos entrando com pé firme em uma nova era da medicina, com o uso de tecnologias de informação e comunicação, para uma verdadeira revolução no sistema de saúde, trazendo mais acesso, eficiência, efetividade e mais custo efetividade nas políticas públicas de saúde.

Nos próximos dias, a portaria deverá ser publicada no Diário Oficial da União, pontuando quais serão os critérios, normas e parâmetros para os atendimentos, a partir das diretrizes de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

UBS Digital

Para possibilitar o acesso à saúde as áreas remotas com o Telessaúde, a pasta deve investir R$ 14,8 milhões no projeto piloto UBS Digital. Conforme Queiroga, o recurso será destinado à estruturação e informatização de Unidades Básica de Saúde (UBS) em 326 municípios brasileiros. A implementação de ferramentas como prontuário eletrônico, conexão à internet e sistemas de informação faz parte do projeto.

–As UBS poderão fornecer, por exemplo, telediagnóstico, teleconsultoria e teleconsulta com especialistas – reitera o ministro da Saúde.

*com informações da Agência Brasil

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PLURAL: Odorico das Rosas

Associação Colibri participa da Feijoada do Diário Próximo

Associação Colibri participa da Feijoada do Diário

Geral